NOCHE OSCURA

    Eis meu texto dessa terça-feira. Trata-se de um brevíssimo comentário e anotações de leitura inspirada convertidas em vídeo. Ele - o texto audio-visual - nasceu de meu percurso ainda muito debilitado dentro de um libro que tem a mim despertado bastante interesse: Noite Escura, do místico espanhol e Doutor da Igreja Católica São João da Cruz. Chama-me a atenção, sobretudo, no texto filosófico do autor, o fato de que embora se exija do/a leitor/a certa esperteza, os apontamentos de sua filosofia banharem-se de uma poesia e de um "jeito" de dizer que me agradam: o texto é uma compilação de uma experiência místico-lírica com o Sagrado - personificada na travessia da Noite Escura. A vivência da fé abre mão de "intelecto" e se "lança no abismo" para o encontro de Deus - a Fosfor-escência, o lampejo, a luz dardejante que somente a Paixão predispõe como força mobilizadora.
    Há comentários sublimes que nos ajudam a compreender outros significados para essa palavra-ato. Em nossa realidade e contexto se solidificou o sentido de Pathos - doença de amor, desvencilhamento, desvario - que de certa forma é a experência do abismo de que fala o livro, em relação à experiência humana com Deus - entretanto não é ainda a Paixão dos Românticos do século XVIII que maneira ostensiva a dotaram de passividade negativa - como atributo contrário à razão [a crítica Iluminista irá "descompreender a perpsectiva romântica tomando desse argumento]. A Paixão do Jesus cristão, por exemplo, é na persepctiva de San Juan não apenas "passividade" e desvario por amor os humanos e obediência ao Pai - mas nutrida de "Fé" - experência que a conceitualização intelectual não pode jamais dá conta. Entretanto ela não é "cega", nem "absolutista" - no sentido que na contemporaneidade vemos nos extremismos de incompreensão humana de culturas e práticas de relação com o sagrado diversas.

    Na intención de que os TEXTOS sejam compreendidos para além do suporte da escrita - pensei e fiz de meus apontamentos de leitura um vídeo. Enquanto objeto social fabricado por homens e e mulheres, os TEXTOS no son apenas tecidos com escrita e palabras, todavia podem lançar mão de quaisquer outros meios e aportes para se constituir enquanto tal. Todo texto, o de San Juan, o meu, o teu, são objetos sociais a espera de que a elle sejam atribuídos sentidos. Eis meu "texto" de crucis - de la Semana Santa. A tarefa de comrpreensão e de dar a elle algum significado é a tarefa de Ressurreição que cabe a cada uma e e cada um que porventura o leia/assista. A fé és una travessia dentro de la noche oscura - Dios és la Alba para além do intelecto e de toda razión: és Elle, segun San Juan de la Cruz, resultado de la experiência de abismo/de Paixão no qual podemos nos lançar, caso o amor seja grande o suficiente para eso. Yo já me lancei. Y estoy abismado ya.








    Que a Ressurreição nos inquiete de VIDA.
    Mercu.rio.rai
    Semana Santa, 2009




Total Pageviews